Termos semelhantes:
Clareamento de manchas e áreas de hiperpigmentação, Clareamento íntimo, Clareamento com Laserterapia.
Como é o Procedimento:
O Peeling é utilizado para o clareamento de regiões íntimas como tratamento único ou intercalado com sessões de laser.
A combinação de ácidos agem na pele promovendo descamação, com consequente clareamento das manchas e, em alguns casos, reduzindo o aspecto de rugosidade da pele. Trazendo para pele um aspecto de pele mais saudável, com mais elasticidade.
A vulva possui 50% mais melanócitos que o restante do corpo. Como consequência está região tende a ser mais escura de forma natural, independente do fototipo de pele. Por isso é importante alinhar as expectativas em relação ao tratamento, já que dificilmente essa região terá o tom da face interna do braço, nem conseguimos transformar em um tom rosado. O objetivo central é uniformizar a pele deixando-a mais homogênea, reduzir manchas e melhorar rugosidades e foliculite.
A Técnica que utilizamos segue o protocolo Peeling Genital que é um peeling aplicado somente por médico e inclui a associação de produtos utilizados nas sessões do consultório e produtos para uso domiciliar visando melhor resultado. Na consulta de avaliação iremos conversar sobre todos estes aspectos e iniciaremos as recomendações do uso domiciliar por 15 dias, visando preparar a pele para receber o tratamento feito no consultório.
A aplicação pode ser realizada na região inguinal, vulva, axilas, parte interna das coxas.
O tratamento habitualmente consiste de 4 a 6 sessões a cada 15 a 30 dias a depender da sensibilidade, perfil da pele e resposta ao peeling.
É importante realizar uma consulta de avaliação anteriormente, mesmo para as pacientes que já desejam fazer o peeling, tanto para afastar contraindicações, quanto para estabelecer o plano terapêutico adequado e avaliar necessidade de outras condutas.
O uso do laser para clareamento precisa ser cauteloso. Tratamentos agressivos e intensos podem levar a queimaduras e hiperpigmentação futura principalmente em fototipos mais altos.
Principais Indicações:
Indicado para mulheres insatisfeitas com áreas escurecidas, decorrente de depilação, gravidez, mudanças hormonais, entre outros, assim como amenizar cicatrizes e foliculite.
Cuidados durante o tratamento:
- Evitar roupas justas e preferir tecidos mais leves e soltos de algodão;
- Ficar sem calcinha para dormir;
- Evitar o sol é muito importante para reduzir os riscos de escurecimento;
- Evitar relação sexual por 3 dias, evitando atrito nas áreas sensíveis onde foi aplicado o ácido;
- Depilação com cera é contraindicada em todo período de tratamento, sendo liberada após 30 dias do término das sessões, mas o mais indicado é a depilação a laser. Pois a cera é um fator agressor que pode voltar a escurecer a região.
Complicações:
Processos alérgicos são incomuns, mas podem ocorrer. É importante seguir as orientações de cuidados para evitar danos a pele.
Contraindicação:
- herpes ativo,
- problemas de cicatrização,
- quelóide,
- processo inflamatório ativo,
- pele com ferimentos,
- não adesão ao tratamento domiciliar,
- uso de isotretinoína,
- alergia a algum composto da técnica.
Pacientes que possuem herpes devem realizar profilaxia pré-procedimento, esta será orientada na consulta pré-peeling.
O melhor tratamento para clareamento geralmente envolve a combinação de técnicas que vão desde medicações orais e hidratação a cremes e sabonetes com ácido para preparar a pele até o tratamento com peeling e ou laser. Descobrir o mais adequado para seu caso é o que fazemos durante a avaliação.
A Equipe do Grupo Elas possui profissionais capacitadas em realizar os tratamentos mais modernos na área de Clareamento Íntimo.