Vamos falar um pouco sobre como o uso de anabolizantes, hormônios virilizantes e androgênicos pode alterar o corpo da mulher e a região íntima.

Primeiro é bom explicar que os anabolizantes esteróides são drogas derivadas da testosterona e seu efeito mais conhecido é a hipertrofia muscular. Porém, o uso dessa droga pode causar também: aumento dos pelos no rosto, engrossar a voz, acne, alterações na genitália (nas mulheres há hipertrofia do clitóris) entre outros.

A hipertrofia clitoriana pode causar desconforto durante a relação e em alguns casos, a mulher pode ficar constrangida por razões estéticas de desproporção.

Imagine uma mulher que nasceu com o clitoris grande e outra que tem o mesmo tamanho por uso de anabolizante. Eles serão diferentes. Isso pelo fato dessas substâncias causarem exteriorização da glande em relação ao capuz clitoriano, a glande também toma forma globosa e, com o atrito pela exposição, ocorre mudança na característica da pele da glande. Além do alongamento e espessamento do corpo clitoriano, o uso de anabolizante reduz a quantidade de gordura que preenche e dá volume ao grande lábio e espessamento e enrugamento da pele tendendo ao aspecto de bolsa escrotal.

Quero que você entenda que o impacto pode ser intenso e que apesar de haver cirurgia para correção, precisamos alertar as mulheres para que tomem a decisão do uso consciente desses medicamentos.

Doses elevadas de Testosterona e até mesmo Gestrinona, seja por implante ou transdérmica também podem levar a alterações de clitóris. Para algumas mulheres que possuem o clitóris menor pode até ser vantajoso um discreto aumento, mas no longo prazo os impactos são muito grandes. Por isso a importância do acompanhamento com profissional treinado ao uso dessas medicações e atentos aos efeitos desejados e aos efeitos colaterais. Ajuste de dose e redução sempre que houver percepção de mudança da genitália deve ser algo conversado.

É importante ressaltar que a hipertrofia clitoriana é irreversível mesmo após a suspensão do uso dos anabolizantes e só pode ser corrigida através de cirurgia.

O uso contínuo e indiscriminado de substâncias derivadas de testosterona pode levar a sérios problemas de saúde.

Se você usou ou pensa em fazer uso de anabolizantes não deixe de consultar sua ginecologista para ser orientada adequadamente sobre os riscos e evitar complicações. Se você fez uso, possui hipertrofia de clitoris e apresenta desconforto saiba que é possível resolver.

Compartilhe esse artigo!

Dra. Thalia Maia

Ginecologista em Brasília, CRM-DF: 19006, RQE: 15766

“Se é possível melhorar questões emocionais e mudar a auto-estima da mulher com bom senso, ética e profissionalismo, por que não?”

LEIA MAIS ARTIGOS DESSA AUTORA