Quando falamos sobre saúde íntima, geralmente pensamos em adolescente e mulheres mais velhas, mas existe uma situação comum em bebês do sexo feminino que preocupa muito as mamães: a sinéquia dos pequenos lábios.

Aderência de pequenos lábios, também chamada de sinéquia de pequenos lábios, é uma aderência que ocorre com a fusão dos pequenos lábios vaginais formando uma estreita membrana.

Essa aderência pode causar aumento de secreções, corrimento, acúmulo de urina e, em casos mais intensos, infecção urinária com ou sem obstrução da saída de urina.

O tratamento, ao contrário do que se pensa, não é cirúrgico, mas envolve massagem e aplicação de estrogênio tópico para ajudar a desfazer a aderência.

A sinéquia geralmente não apresenta outros sintomas e é fácil de ser detectada pelos responsáveis ao trocar a fralda e pela pediatra.

Em raríssimos casos, a criança pode apresentar infecção urinária, por isso é muito importante seguir todas as orientações médicas.

Como mãe, sei o quanto ter um bebê com problema de saúde pode ser incômodo e assustador, porém o essencial é observar qualquer anormalidade, consultar a médica e fazer todo o tratamento, seguindo bem as recomendações médicas.

Um procedimento cirúrgico realizado de forma errada pode acarretar fibrose e complicações futuras com o passar da idade. Procure uma especialista.

Compartilhe esse artigo!

Dra. Thalia Maia

Ginecologista em Brasília, CRM-DF: 19006, RQE: 15766

“Se é possível melhorar questões emocionais e mudar a auto-estima da mulher com bom senso, ética e profissionalismo, por que não?”

LEIA MAIS ARTIGOS DESSA AUTORA