Muitas mulheres não conhecem sua própria anatomia. Imaginar e entender o que é a diversidade de formatos possíveis de vulvas é ainda mais complicado. Por isso, antes de realizar a cirurgia, após a consulta de avaliação, oriento que vejam essas fontes e outras fotos. Com isso, a decisão poderá ser mais concreta, e não apenas baseada na imaginação de um possível modelo ideal infantilizado e incomum.

The Great Wall of Vagina | Fonte: greatwallofvagina.co.uk

Vagina Wall – A grande parede de Vagina Jamie McCartney

A Grande Parede da Vaginas (The Great Wall of Vagina), começou com 1 modelo e foi expandido para mais de 400 moldes individuais de vaginas, sobre a região da vulva na realidade. Foi exibida no Festival de Brighton Fringe.

The Great Wall of Vagina | Fonte: greatwallofvagina.co.uk

The Great Wall of Vagina | Fonte: greatwallofvagina.co.uk

Laura Dodsworth fotografa 100 mulheres

Livro reúne imagens da área íntima de mulheres que aceitaram mostrar e falar o que vulva significa para elas. Antes, ela publicou com 100 seios e outro com 100 pênis. Após ler sobre mutilação genital feminina, o número de mulheres que fazem cirurgias em suas vulvas e a linguagem em torno de como nos referimos a partes do corpo feminino, a artista resolveu expandir o projeto para as vulvas.

Fonte: Fotografia Laura Dodsworth

Fonte: Fotografia Laura Dodsworth

The Vulva Gallery – Hilde Atalanta

Projeto retrata a diversidade de formatos, texturas, tamanhos e cores da área íntima feminina. A artista Hilde Atalanta trabalha questões de gênero e sexualidade em suas ilustrações, com objetivo de aliviar a pressão estética que as mulheres sofrem com seu próprio corpo. As ilustrações viraram um livro.

Fonte: @the.vulva.gallery

Fonte: @the.vulva.gallery

Modelos de Erler Zimmer

Modelos anatômicos desenvolvidos para profissionais explicarem os diferentes tipos de vulva.

Fonte: Erler Zimmer

5 Tipos de Vagina revelados por uma Depiladora publicados no site Elite Daily (ilustração por Kylah Benes)

Sra. Barbie

É o tipo que as pessoas mais descrevem e o tipo mais incomum em mulheres adultas.

Com a Sra. Barbie, os pequenos lábios estão completamente contidos nos lábios exteriores e ambos os conjuntos de lábios descansam contra o osso pélvico.

Sra. Ferradura

Com a ferradura, a abertura da vagina se espalha mais no topo, expondo os pequenos lábios, mas toca e fecha em direção ao fundo.

Neste formato não há extensão dos pequenos lábios após os grandes lábios, e a forma geral é a de uma ferradura real.

Sra. Tulipa

Esta vagina parece como um botão de flor a florescer. Neste caso, os pequenos lábios estão ligeiramente expostos ao longo de todo o comprimento dos lábios maiores.

Isso é diferente da Sra. Cortinas, em que os pequenos lábios são considerados “expostos”, mas também “contidos”.

Sra. Cortinas

Para a Sra. Cortinas os pequenos lábios se estendem além dos lábios maiores. E dependendo da pessoa, eles podem ficar fora um monte ou apenas um pouco.

Este é indiscutivelmente o tipo mais comum de vagina, e muitas vezes é visto em alguma combinação com os outros tipos listados aqui.

Sra. Puffs

Por último temos a Sra. Puffs. A Sra. Puffs pode parecer semelhante à Sra. Barbie, mas a distinção é em quão perto os lábios penduram para o osso púbico.


A cirurgia vem como uma opção para mulheres que diante da própria anatomia não se sentem satisfeitas ou de alguma maneira a qualidade de vida encontra-se prejudicada. Nosso papel como cirurgiões também é esclarecer e educar quem busca nossa opinião.

Devemos acolher e indicar procedimentos com segurança, ética e seriedade.

Fonte: Mariano Vargas

Compartilhe esse artigo!

Dra. Thalia Maia

Ginecologista em Brasília, CRM-DF: 19006, RQE: 15766

“Se é possível melhorar questões emocionais e mudar a auto-estima da mulher com bom senso, ética e profissionalismo, por que não?”

LEIA MAIS ARTIGOS DESSA AUTORA