Termos semelhantes:

Cisto de Bartholin, Bartolinite, Bartholinectomia, Bartolinectomia, Marsupialização

Se você teve um quadro doloroso e teve um processo infeccioso na glândula de Bartholin fique atenta! O tratamento adequado deve ser realizado com o cisto palpável, mas antes que se instale novo quadro infeccioso.

O que fazer se apresentar o Cisto de Bartholin?

O que fazer em casos de recorrência de infecção inflamação da Glândula de Bartholin?

Qual o melhor momento para abordar cirurgicamente o Cisto de Bartholin?

Qual técnica é melhor para realizar a marsupialização?

Devo fazer a retirada da glândula, Bartolinectomia?

Qual o tratamento mais adequado em casos de infecção ativa (Bartolinite) e qual o tratamento com o cisto de Bartholin palpável sem infecção?

É importante o uso do laser e da radiofrequência para a cirurgia?

Assista os vídeos abaixo e veja os artigos científicos separados pela Dra Thalia Maia que ilustram bem os procedimentos e essa patologia tão impactante.

Vídeo com mais de 2 milhões de visualizações

Vídeo com Perguntas e Respostas sobre Cisto de Bartholin Bartolinite

AGENDE SUA CONSULTA

Saiba mais sobre Cisto de Bartholin e Bartolinite

Abaixo vemos o Cisto de Bartholin palpável e facilmente visível, distorcendo a anatomia. A escolha do local de incisão deve levar em consideração a funcionalidade e estética. Pensar na localização do oríficio é importante para evitar que o mesmo fique visível posteriormente ou que ocorra deformidade dos pequenos lábios pela retração se ocorrer dano térmico durante o procedimento.

Na foto abaixo é possível observar a secreção após a incisão da cápsula e consequente desaparecimento do abaulamento. Nessa etapa, se sem infecção, é possível realizar o procedimento de marsupialização suturando as bordas com inversão da cápsula e vaporização interna com laser ou radiofrequência conforme descrito nas referências abaixo.

Bartolinectomia é uma cirurgia que deve ser evitada tanto pela possibilidade de deformar a anatomia da genitália, redução da lubrificação, quanto pelo alto grau de complicações e pela enorme maioria dos casos serem possíveis ser resolvidos com a Marsupialização quando na técnica correta e momento certo de indicação.

Outros tratamentos que não são utilizados na minha prática diária, mas são descritos é a aspiração por agulha seguida da infusão de solução com base alcóolica e o uso de de cateter pós procedimentos. Alguns trabalhos mostram que a taxa de recorrência com uso de cateter é semelhante com o não uso. Outros mostram aumento da recorrência com técnicas envolvendo apenas punção por agulha. Por isso dou preferência para as técnicas descritas acima. Ainda assim, deixo de curiosidade para vocês as figuras abaixo para melhor compreensão da história dos tratamentos para Bartholinite/Cisto de Bartholin.

Dra. Thalia Maia

Ginecologista em Brasília,  CRM-DF: 19006, RQE: 15766

Ginecologia | Estética Íntima | Cirurgia Ginecológica | Sexualidade

“Se é possível melhorar questões emocionais e mudar a auto-estima da mulher com bom senso, ética e profissionalismo, por que não?”

CONHEÇA A MÉDICA

Agende sua consulta

AGENDE SUA CONSULTA