Avaliação ginecológica na criança
O acompanhamento infantil é realizado habitualmente pelo Pediatra. Porém há alguns casos em que o próprio Pediatra encaminha a criança ou a família decide levar para orientação com Ginecologista.
As queixas mais frequentes são:
- alteração no desenvolvimento,
- puberdade precoce,
- secreção vaginal alterada,
- sangramento vaginal,
- dúvidas relacionadas à higiene da genitália
- ou suspeita de abuso.
Na infância não há indicação de acompanhamento anual de rotina pela ginecologista. As consultas são realizadas de acordo com a demanda.
É importante consultar com uma ginecologista que esteja acostumado a atender crianças, pois a dinâmica da consulta é diferente da consulta ginecológica para adultos.
Vamos detalhar um pouco mais sobre esse tipo de acompanhamento
Preocupação com Higiene íntima na infância
Muitas queixas de secreção vaginal alterada na infância estão relacionadas a higiene inadequada. A consulta ginecológica serve para ajudar a família e a criança nessa etapa, além de afastar possíveis doenças.
Primeira Consulta
A primeira consulta para as meninas inclui principalmente conversa, esclarecimento de dúvidas, orientações sobre o corpo e a higiene da genitália de acordo com cada idade. Nesses casos, o exame físico serve para confirmar que as modificações estão de acordo com o estágio de desenvolvimento esperado para a idade. Mesmo assim, ele não é obrigatório no primeiro momento. Não sendo caso de urgência, se a criança não estiver confortável é possível realizar o exame físico em um segundo encontro.
Primeira Menstruação
A partir do momento em que a menina menstruou, se sentir necessidade, deve ser levada ao ginecologista. Nunca à força. É importante a orientação sobre o que esperar antes, durante e depois da menstruação, além de orientação sobre higiene íntima.
Leia também sobre Atendimento a Jovens e Adolescentes.