Como é o Procedimento:
Himenoplastia envolvendo a reconstrução da membrana himenal mantendo uma porção aberta que permite a saída do conteúdo menstrual.
Procedimento pode ser realizado no próprio consultório sob anestesia local infiltrativa, sem necessidade de internação hospitalar.
É necessário presença de tecido viável e elástico que permita ressutura das bordar, sendo avaliado no momento da consulta durante exame físico.
Quando não há tecido suficiente, realizamos reconstituição com retalho de mucosa vaginal e tecido do intróito e ou períneo.
O procedimento pode ser realizado com laser ou com radiofrequência ablativa, com pouco sangramento e cicatrização rápida.
Principais Indicações:
Não há uma indicação médica formal para este procedimento.
Geralmente há procura em 2 situações especiais:
- Quando a integridade do hímen é motivo de discriminação cultural e religiosa;
- Pacientes que sofreram violência sexual.
Pós-operatório:
A paciente pode sair andando do consultório com bastante tranquilidade.
Evitar movimentação, exercício físico no dia do procedimento.
Utilizar medicações conforme orientação médica para controle de dor.
Não é necessário afastamento do trabalho ou estudo, porém habitualmente solicito que programe 2 a 3 dias de atividades mais leves para o caso de ter sensibilidade.
Se desejar é possível fornecimento de atestado médico para afastamento com cid de convalescença pós-cirúrgica Z54.0
Durante a ruptura de uma membrana himenal natural pode ou não haver sangramento. No momento da primeira penetração após a himenoplastia ocorrerá sangramento já que terá ocorrido uma fibrose para a cicatrização.
Visualmente não é possível perceber que foi realizado esse tipo de procedimento.
Sigilo Médico
A procura por esse procedimento apresenta particularidades. Não é incomum agendarmos em horário noturno ou final de semana para garantir que não haverá outras pessoas na Clínica para realizarmos o procedimento com maior discrição. Principalmente em casos que envolvam risco a integridade física da paciente.
O atendimento médico é sigiloso como regra para todos os casos, sem exceção. A equipe de funcionários possui contrato específico com cláusula de sigilo especifica mesmo para os não médicos.
Em casos extremos, caso a mulher prefira, isolamos a Clínica apenas com o profissional que realiza o procedimento e a Concierge que recebe o pagamento.