O Implanon é um método contraceptivo de longa duração que vem sendo cada dia mais conhecido pelas mulheres.

Trata-se de um bastão de aproximadamente 4 cm de comprimento e 2 mm de espessura, que é implantado sob a pele do braço, e age liberando um tipo de progesterona sintética chamada de Etonogestrel.

Ele é considerado hoje o anticoncepcional mais eficaz que existe no mercado (sendo inclusive mais eficaz que laqueadura e vasectomia), e tem duração de 3 anos, podendo, porém, ser retirado a qualquer momento antes disso.

Por tratar-se de um método composto apenas por progesterona, pode ser usado inclusive por mulheres no pós parto, ou naquelas com histórico de hipertensão, tabagismo, ou outras contraindicações ao uso de estrogênio.

A inserção do Implanon é realizada em consultório médico, por profissional competente, com anestesia local, de modo rápido e seguro, e com desconforto mínimo.

O implante pode ser inserido a qualquer momento do ciclo menstrual, sendo necessário apenas teste para afastar gestação.

Seu mecanismo de ação inclui inibição da ovulação, alterações do muco cervical (dificultando a migração dos espermatozóides), e atrofia endometrial.

Este bloqueio endometrial leva à redução do fluxo menstrual, sendo uma boa opção para mulheres com fluxo menstrual intenso ou cólica menstrual importante.

A inibição da ovulação, por sua vez, bloqueia as variações hormonais do ciclo menstrual, levando ao controle do transtorno disfórico pré-menstrual (nossa conhecida TPM).

Apesar de todos os efeitos benéficos, o Implanon pode cursar com alguns para-efeitos como aumento da oleosidade da pele e sangramentos transvaginais irregulares (os chamados escapes), principalmente nos primeiros meses de uso.

E apesar de serem métodos bem aceitos, e indicados para a maioria das mulheres, o Implanon está contraindicado para mulheres com:

  • Gravidez presente ou suspeita;
  • Trombose venosa ativa;
  • Doenças hepáticas;
  • Sangramento ginecológico anormal de origem não esclarecida (podendo ser inserido após a definição a depender da causa).

Antes de optar por este método, é fundamental a avaliação da sua ginecologista!

No Grupo Elas temos profissionais altamente capacitadas para avaliação e indicação do anticoncepcional ideal para você.

Dra. Larissa Rezende

Ginecologista em Brasília, CRM-DF: 22310, RQE: 18918

Ginecologia | Métodos Contraceptivos | Histeroscopia | HPV

“Uma apaixonada pela saúde e qualidade de vida das mulheres, pronta para te atender com o carinho que você merece.”

CONHEÇA A MÉDICA

Dra. Thalia Maia

Ginecologista em Brasília,  CRM-DF: 19006, RQE: 15766

Ginecologia | Estética Íntima | Cirurgia Ginecológica | Sexualidade

“Se é possível melhorar questões emocionais e mudar a auto-estima da mulher com bom senso, ética e profissionalismo, por que não?”

CONHEÇA A MÉDICA

Agende sua consulta

AGENDE SUA CONSULTA