Importância do vínculo entre médica e paciente

Acredito que o mais importante nesse primeiro contato é estabelecer um vínculo de confiança para que no momento que precisar de fato, ou estiver insegura com sintomas ou dúvidas, a jovem saiba que existe uma profissional médica capacitada e que poderá orientá-la da melhor forma, sem julgamentos ou preconceitos.

A mãe tem um papel muito importante em como a filha lidará com o acompanhamento ginecológico. Crescer ouvindo a mãe reclamar das idas ao consultório, resultará em não ver com bons olhos a primeira consulta. Se a mãe considera a ginecologista uma mulher amiga, que vai ajudá-la a conviver melhor com seus problemas ou a resolvê-los, a jovem aceitará melhor a idéia. Uma dica é ela ir como acompanhante da mãe a uma das consultas antes, não como paciente.

Vamos conversar mais um pouco sobre o acompanhamento de adolescentes e jovens. Veja abaixo os seguintes assuntos:

  • Primeira consulta
  • Primeira menstruação
  • Primeira relação sexual
  • Queixas frequentes em adolescentes

Primeira consulta

Para a paciente que não iniciou atividade sexual a primeira consulta inclui principalmente conversa, esclarecimento de dúvidas, orientações sobre o corpo e a higiene da genitália de acordo com cada idade. Nesses casos, o exame físico serve para confirmar que as modificações estão de acordo com o estágio de desenvolvimento esperado para a idade. Mesmo assim, ele não é obrigatório, podendo ser realizado em um segundo momento caso a menina não esteja suficientemente confortável.

Para a jovem que já teve a primeira relação sexual, o exame de Papanicolau (prevenção do câncer de colo uterino) pode entrar na lista de exames rotineiros, assim como a investigação para Infecção Sexualmente Transmissível.

Primeira menstruação

A partir do momento em que a menina menstruou, se sentir necessidade, deve ser levada ao ginecologista. Nunca à força. É importante a orientação sobre o que esperar antes, durante e depois da menstruação, além de orientação sobre higiene íntima.

Quando a família opta por realizar a primeira consulta ginecológica antes que ocorra a menstruação é possível orientar e sugerir comportamentos que tornem essa nova fase mais leve. Passar a carregar um kit com absorvente e medicação para cólica pode ser salvador. Entender que esse sangramento é positivo e indica amadurecimento do corpo é relevante. Saber que a dor que pode vir acompanhando o sangramento tem solução e que deve ser investigada quando incapacitante também é muito importante.

Primeira relação sexual

O momento ideal para a primeira consulta ao ginecologista é antes que ocorra a primeira relação sexual. O problema é que muitas mães têm medo de que levar a filha adolescente ao ginecologista possa incentivar o início de sua vida sexual. PERIGO!

Quando a garota decide que chegou seu momento, com ou sem a aprovação materna, iniciará a vida sexual e é melhor que esteja informada e protegida contra infecção sexualmente transmissível e gravidez.

Internet e amigos são fonte de informação de fácil acesso aos jovens, nem sempre informação verdadeira. Por isso, é fundamental a orientação pelo profissional.

Queixas frequentes em adolescentes:

  • Sangramento Irregular
  • Cólica – Dor Pélvica
  • Secreção vaginal normal ou corrimento
  • Métodos Contraceptivos hormonais e não hormonais
  • Infecções ginecológicas
  • Dor no ato sexual
  • Estética Vaginal

Na presença de sintomas é indispensável a avaliação pelo ginecologista.

Dra. Thalia Maia

Ginecologista em Brasília,  CRM-DF: 19006, RQE: 15766

Ginecologia | Estética Íntima | Cirurgia Ginecológica | Sexualidade

“Se é possível melhorar questões emocionais e mudar a auto-estima da mulher com bom senso, ética e profissionalismo, por que não?”

CONHEÇA A MÉDICA

Agende sua consulta

AGENDE SUA CONSULTA