Termos semelhantes:
Ultrassom transvaginal, Ultrassom endovaginal, Ecografia transvaginal, Ecografia endovaginal, Ultrassom ecografia pélvica.
O que é?
O ultrassom transvaginal (ou endovaginal) é um exame de imagem capaz de avaliar o canal vaginal, colo do útero, útero e os ovários da mulher. Na maioria dos casos, ele é utilizado como um exame de rotina ou para identificar as possíveis causas de:
- Sangramento anormal;
- Acompanhamento de pólipos, miomas e cistos;
- Dor pélvica;
- Suspeita de infertilidade;
- Suspeita de gravidez ectópica;
- Antes e após a inserção do DIU, entre outros.
Tem algum pré-requisito?
O único pré-requisito é que o exame deve ser feito por mulheres que já tiveram relação sexual. No caso da paciente que ainda não teve relação sexual, o exame indicado é ultrassonografia pélvica.
Como é feito?
Para realizar o exame transvaginal, a paciente deverá ficar em posição ginecológica, deitada com as pernas afastadas e os joelhos levemente dobrados. O médico insere um transdutor com preservativo e lubrificante no canal vaginal, que deverá permanecer de 10 a 15 minutos no canal, podendo se mover para resultar em melhores imagens (Obs.: Caso a paciente possua alergia ao látex, ela deve alertar o médico previamente). Durante esse tempo, o instrumento utilizado emite ondas sonoras de alta frequência que possibilitam a formação de imagens das estruturas pélvicas em movimento na tela.
Dói?
O exame pode ser um pouco incômodo, mas não deve doer.
Pode fazer menstruada?
Sim, a menstruação não interfere na realização ou no resultado do exame.
É necessário algum preparo?
Não é necessário nenhum preparo especial para a realização deste exame. A paciente será orientada a esvaziar a bexiga imediatamente antes de entrar em sala. De preferência, realizar este exame entre o 5o e 12o dia do ciclo menstrual.
Quando devo fazer este exame?
A periodicidade do exame é definida pelo médico solicitante, de acordo com cada caso, porém como exame de rotina na prática é realizado anualmente.
Existem algumas particularidades:
– ULTRASSONOGRAFIA PÉLVICA (via transabdominal) – o transdutor utilizado neste método possui uma menor frequência e consequentemente menor resolução, sendo menos eficiente (do que o transvaginal) para a caracterização das estruturas pélvicas. O preparo da paciente para a realização deste exame exige que a bexiga esteja cheia.
– ULTRASSOM TRANSVAGINAL PARA ENDOMETRIOSE – realizado por profissional treinado, com preparo intestinal. Também conhecido como ecografia para mapeamento de endometriose.
– ULTRASSOM TRANSVAGINAL PARA CONTAGEM DE FOLÍCULOS – realizado preferencialmente entre o 3o-5o dia do ciclo menstrual (lembrando que o dia em que a menstruação começa é o 1o dia do ciclo). Nesse exame avaliamos a reserva ovariana.

Dra. Daniela Hickson
Radiologista Mamária, CRM-DF: 20923, RQE: 17123
Radiologia Mamária Integrada (Ultrassonografia | Mamografia | Ressonância Magnética | Biópsias)
“Diagnóstico por Imagem da Mama: amor, vocação e desafio diário. Uma das maiores satisfações da minha vida é poder trabalhar, todos os dias, naquilo que gosto!”