Como os cuidados com a alimentação podem fazer com que você conquiste o seu tão sonhado positivo para gravidez

A decisão de engravidar envolve diversas questões, seja essa a primeira gestação ou não.

É muito comum, que ao tomarem a decisão pela gestação, a mulher procure orientação médica e faça diversos exames e avaliações que irão indicar o seu estado de saúde na fase pré-gestação.

E esses cuidados com a saúde são muito importantes e não podem deixar de ser realizados. Assim, caso a mulher tenha algum problema de saúde terá a chance de tratar a tempo e assim ter uma gestação reduzida em riscos para a sua saúde e do seu bebê.

Mas não se esqueça que além de todos esses cuidados médicos, os ajustes na alimentação são fundamentais. De fato eles podem ser o ponto chave do sucesso ou não da gravidez.

Isso quer dizer que, mesmo que você esteja com um bom estado de saúde, a sua alimentação pode fazer com que você consiga engravidar mais rápido, ou por outro lado dificulte todo esse processo.

Por isso, é muito importante que a partir do momento em que você decida ter um filho você busque orientação nutricional além de realizar todos os exames médicos necessários para checar a sua saúde.

Afinal, é na fase que antecede a gestação que o corpo da mulher irá formar todo o estoque de nutrientes necessário para o início da gestação, fase em que é comum haver desconfortos como enjoos que de certa forma acabam afetando o consumo de alimentos.

Alimentação e condições clínicas como a síndrome dos ovários policísticos (SOP)

Uma condição enfrentada por muitas mulheres, a síndrome dos ovários policísticos (SOP), quando não controlada, pode dificultar o sucesso da gestação, já que muitos casos cursam com ciclos menstruais irregulares e períodos sem ovulação.

Mas é importante ressaltar, que o fato de a mulher ter o diagnóstico de SOP não significa que ela não poderá engravidar. Pelo contrário. A presença de SOP, em alguns casos, pode dificultar a fertilidade, mas não torna a mulher infértil.

A mulher que tem o diagnóstico de SOP deve ter cuidados específicos com a alimentação e ainda procurar rever o seu estilo de vida.

O excesso de peso e obesidade em mulheres com SOP normalmente vem acompanhado de um quadro de resistência à insulina e hiperinsulinemia (aumento da insulina no sangue), o que precisa ser revertido para prevenir riscos à saúde, entre eles o de desenvolver doenças cardiovasculares.

Por isso, a mulher que deseja engravidar e tem SOP deve iniciar o acompanhamento nutricional assim que possível.

A perda de peso ajuda no retorno da ovulação e regularização dos ciclos menstruais, além de afetar de forma positiva a sensibilidade à insulina, melhorando assim o controle da glicemia.

Com isso a mulher recupera o seu estado de saúde e a sua capacidade normal de engravidar e ter uma gestação com menores fatores de risco.

E como é a dieta nesses casos?

Os ajustes na alimentação são sempre feitos de forma individualizada e de acordo com cada particularidade e especificidade da mulher.

As recomendações são sempre adaptadas, de forma que a mulher consiga seguir o novo plano alimentar na prática sem que haja uma mudança radical na sua vida.

Assim, após o inquérito alimentar realizado na primeira consulta, a dieta é montada junto com a paciente, ajustando as recomendações nutricionais necessárias à sua rotina e demais preferências e restrições alimentares.

O objetivo do acompanhamento nutricional nesses casos, é fazer com que a mulher realize as mudanças qualitativas na sua alimentação de forma natural, sem que a dieta se torne um sacrifício que certamente será “abandonado” em pouco tempo.

Lembrando que essas mudanças na alimentação visam à promoção de um novo hábito alimentar e estilo de vida, o que será muito positivo para a própria gestação.

Tatiana Magri

Nutricionista em Brasília, CRN: 1/9875

Nutrição Materno Infantil

“Defendo uma Nutrição sem sofrimento e restrições alimentares desnecessárias, principalmente em fases tão sensíveis da vida de uma mulher como é a gestação. É possível sim ter uma alimentação saudável, prazerosa e livre de culpa!”

CONHEÇA A NUTRICIONISTA

Agende sua consulta

AGENDE SUA CONSULTA