Obstetrícia é a especialidade médica que cuida da gestação, gestante e bebê. O nome tem origem do latim obstare, que significa ficar ao lado. E é justamente isso que a obstetra faz, fica ao lado, cuida da gestante no pré-natal, no parto e puerpério, com isso permitindo que a mulher (e o bebê) passe por essas essas fases com segurança e saúde.
O Acompanhamento Pré-natal
Um bom pré-natal é importante para garantir uma gestação tranquila, saudável e segura.
A escolha do obstetra deve ser levada em consideração. A confiança e o bom relacionamento entre a médica e a gestante é fundamental para um pré-natal e parto adequado e seguro para um bom desfecho materno-fetal.
O acompanhamento pré-natal deve iniciar assim que for feito o diagnóstico de gestação. O ideal quando for possível planejar, é que seja feita uma consulta pré-concepcional para uma avaliação da saúde geral materna, correção de deficiências vitamínicas, ajustes ou trocas de medicamentos de uso crônico e a suplementação de metilfolato para prevenção dos defeitos de fechamento do tubo neural fetal.
Na primeira consulta de pré-natal deverá ser fornecido o cartão do pré-natal, é um documento muito importante. Nele será feito o registro de todas as suas consultas, exames, doenças, uso ou alergias a medicamentos e as informações sobre a evolução da sua gestação. Leve-o sempre junto com você pois:
- Permite a Interpretação rápida da evolução da gestação para a família e a equipe de profissionais de saúde;
- Facilita o Acesso aos resultados de exames, evitando nova coleta de sangue em casos de emergência por falta de acesso aos antigos;
- Ajuda no entendimento da evolução da gestação quando necessário atendimento por outro médico, como no caso de plantonistas da maternidade;
- Identifica a sua médica obstetra e em casos de urgência e emergência, qualquer pessoa encontra facilmente os contatos do seu médico.
- É importante colocar o seu celular para ser possível a devolução em caso de perda.
Pré-Natal: Importância das consultas
Nas consultas do pré-natal são feitos exames para diagnóstico e prevenção de patologias da gestação. A cada consulta conversamos sobre a evolução da gestação, sobre as queixas e dúvidas que possam surgir ao longo da gravidez.
A melhor forma de garantir uma gestação e parto tranquilos é com adequada orientação e suporte técnico, físico e emocional, evitando complicações da gestação e surgimento de ansiedade e medo.
Durante o pré-natal, em todas as consultas são realizados o exame físico incluindo ausculta dos batimentos cardíacos fetais, medidas de peso, pressão arterial e altura do fundo uterino. Os exames laboratoriais de rotina são solicitados no primeiro, segundo e terceiro trimestres, assim como exames de ecografia (ultrassonografia) e cardiotocografia. O momento desses exames é orientado nas consultas e modificações podem acontecer se necessário maior detalhamento.
As consultas são inicialmente a cada 4 semanas, após 34 semanas quinzenalmente, e de 37 a 41 semanas são semanais.
Algumas gestantes necessitarão de um acompanhamento no pré-natal de alto risco quando diagnosticadas com complicações /patologias maternas e/ou fetais. Nesse caso a frequência das consultas e exames será individualizada para garantir o melhor acompanhamento.
Durante as consultas é importante que possamos conversar sobre os tipos de parto, desejos e expectativas da paciente e as indicações e contraindicações de cada procedimento.
O obstetra poderá ajudar nessa escolha orientando, apoiando e dando o suporte técnico.
Nós da Equipe de Obstetrícia do Grupo Elas trabalhamos de forma globalizada, sabendo que no pré-natal a família necessita de profissionais com capacidade técnica atualizada, associado a acolhimento, empatia e respeito.