As verrugas anais (condiloma acuminado) são causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV), é a infecção sexualmente transmissível (IST) mais comum, e que além de verrugas pode causar alteração pré-cancerosa chamada neoplasia intraepitelial anal (NIA) e câncer anal.

As verrugas podem surgir ao redor e dentro do ânus, mas também podem se desenvolver na pele da área genital. O diagnóstico é feito pela presença da verruga,  esfregaco anal ( papanicolau) ou biópsia de pele. É importante observar que a relação sexual anal não é necessária para desenvolver condilomas anais. Qualquer contato com a área anal (contato das mãos, secreções de um parceiro sexual) pode resultar em infecção por HPV. A exposição ao vírus pode ter ocorrido há muitos anos ou de parceiros sexuais anteriores, mas você pode ter desenvolvido recentemente as verrugas.

Prevenção

O vírus HPV freqüentemente permanece no corpo sem quaisquer sinais. A maneira mais segura de se proteger contra a exposição ao HPV ou qualquer outra IST é usar técnicas de sexo seguro e não ter contato sexual com pessoas que tenham verrugas genitais. O uso de preservativos sempre que houver qualquer tipo de relação sexual pode reduzir, mas não eliminar completamente, o risco de infecção por HPV, uma vez que o HPV se espalha pelo contato pele a pele e pode viver em áreas não cobertas por um preservativo.

No Brasil temos a vacina que protege para 4 tipos diferentes de vírus HPV, que de preferência deve ser realizada antes do início da atividade sexual.

A prevenção do câncer se dá atrevés da remoção das verrugas anais, impedindo a sua progressão. Pacientes HPV-positivos podem ser rastreados por citologia anal (papanicolau) ou anuscopia de alta resolução. A NIA e o câncer anal podem ocorrer mesmo na ausência de verrugas.

Sintomas

Na maioria dos casos, a infecção por HPV não resulta em nenhum sinal ou sintoma. A infecção por HPV pode causar uma variedade de problemas diferentes no ânus e ao redor dele. Isso inclui verrugas anais, alterações pré-cancerosas na pele (NIA) ou, em casos raros, câncer anal.

As verrugas anais (condiloma acuminado) podem variar de muito pequenas a grandes e extensas. As verrugas geralmente são indolores, mas podem causar coceira, sangramento ou sensação de umidade no ânus.

A NIA é uma alteração pré-cancerosa na pele ou no revestimento do ânus que pode ser plana como uma placa ou elevada como uma massa. A NIA também é indolor e geralmente não causa sintomas.

O câncer anal é o câncer da pele ao redor do ânus e do revestimento do canal anal. O câncer anal pode causar dor anal, sangramento, presença de muco e incontinência.

Tratamento

As verrugas externas podem ser tratadas com a aplicação de medicamentos ou remoção cirúrgica. As verrugas anais internas geralmente não respondem aos medicamentos, portanto a cirurgia para verrugas anais internas é necessária.

Medicação

Os medicamentos tópicos comuns aplicados diretamente nas verrugas são a podofilina, o ácido tricloroacético e o ácido bicloroacético. Os agentes tópicos que podem ser aplicados em casa em pequenas verrugas incluem Imiquimod.  Os efeitos colaterais incluem irritação da pele, queimação e ulcerações dolorosas na pele.

A crioterapia com nitrogênio líquido também é uma possibilidade de tratamento tópico.

Cirurgia

O tratamento cirúrgico oferece ação imediata, mas necessita de anestesia local, e sedação em casos de lesão extensa. Pode ser feito com terapia de ablação a laser, cauterização ou excisão.

Quando há muitas verrugas, o cirurgião pode realizar a cirurgia em etapas. Um exame interno também será realizado para que quaisquer lesões no interior também possam ser encontradas e tratadas.

A NIA é tipicamente tratada por ablação a laser ou cauterização para destruir as áreas pré-cancerosas.

Prognóstico Pós-Tratamento

O paciente pode apresentar dor e desconforto leves, que melhoram com medicação oral para dor.

As verrugas podem voltar repetidamente após a remoção bem-sucedida. Isso acontece porque o vírus HPV permanece inativo na pele  que parece normal por vários meses antes que outra verruga se desenvolva. Quando as verrugas voltam, geralmente podem ser tratadas de forma ambulatorial. Se um grande número de novas verrugas se desenvolver rapidamente, a cirurgia pode ser necessária novamente. É importante seguir as orientações do seu médico e retornar para reavaliação no período por ele estipulado.

Prognóstico Sem Tratamento

No geral, o risco de desenvolver câncer anal permanece muito baixo, mas sem tratamento o HPV pode progredir para um pré-câncer anal e, eventualmente, câncer anal. O tempo médio que a NIA de alto grau pode levar para se transformar em câncer é de cerca de cinco anos.

Certas cepas do vírus HPV aumentam o risco de desenvolver NIA e câncer. Alguns fatores do paciente também podem aumentar o risco: infecção por HIV e supressão imunológica (transplantados). Mulheres que foram diagnosticadas com displasia cervical ou câncer também estão em risco.

Por esta razão, todo paciente que pratica relação sexual anal deve fazer sua consulta de rotina, e caso tenha notado alguma lesão anal deve também procurar um especialista para avaliação.

Dra. Sonaira Bernardes

Proctologista em Brasília, CRM-DF: 21376, RQE: 15426 e 17106

Proctologia | Colonoscopia

“Só será possível salvar o mundo quando conhecer-te a ti mesma. Por isso, prevenção é sobretudo um ato de amor que começa de dentro para fora e se estende ao outro.”

CONHEÇA A MÉDICA

Agende sua consulta

AGENDE SUA CONSULTA